Sustentabilidade - Cimento Nacional

UMA POLÍTICA SUSTENTÁVEL, QUE RESPEITA O MEIO AMBIENTE

Com ações que contribuem para minimizar o efeito da ação do homem nas gerações futuras.

MONITORAMENTO AMBIENTAL

A Cimento Nacional possui o compromisso com a conservação dos recursos naturais, através da redução dos impactos ambientais relacionados às suas atividades, considerando constantemente esses elementos na manutenção e melhoria contínua de seus processos e produtos.

A Cimento Nacional realiza diversos monitoramentos em suas unidades com acompanhamento sistemático das variáveis ambientais, em cumprimento às condicionantes do segmento e planos de controle e gestão ambiental.

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Aderente à Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, a Cimento Nacional, através do seu Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS, tem como prática a coleta seletiva e destinação adequada de todos os resíduos gerados em suas Unidades e promove a gestão integrada de resíduos sólidos através do reaproveitamento máximo de cada um dos resíduos gerados em seus processos.

Tanto os resíduos industriais gerados durante o processo produtivo, quanto àqueles gerados nas estruturas de apoio como escritórios, são segregados na sua fonte de origem, caracterizados ao serem levados para as Centrais de Resíduos onde ficam armazenados conforme tipologia até serem destinados para reciclagem, reutilização, destruição ou tratamento.

Toda destinação é controlada e os resíduos são enviados para empresas devidamente licenciadas. Atualmente mais de 50% dos resíduos são destinados para reciclagem ou reutilização.

Outra forma de destinação inclui o Coprocessamento - uma alternativa ambientalmente adequada, pois utiliza os resíduos sólidos industriais como fonte de energia de fornos de cimento, ajudando a reduzir as emissões de CO2 e diminuição da quantidade de rejeitos em aterros sanitários.

  • Ações Sustentáveis BC (Plantios, recuperação de áreas degradadas)

  • Reuso da água (Estação de Tratamento de Efluentes com reuso do efluente tratado)

A Cimento se preocupa com o bem-estar social e tem projetos fixos e frequentes

com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da sociedade e toda a comunidade.

 

Esportes

Clique aqui e saiba mais

Cultura

Clique aqui e saiba mais

Voluntáriado

Clique aqui e saiba mais

Educação

Clique aqui e saiba mais

O Coprocessamento de resíduos industriais ou urbanos

(pneus, óleos usados, plásticos, tintas e outros) é uma técnica utilizada na Indústria de Cimento para transformar materiais que seriam descartados em energia e matéria prima. Além da eliminação total dos resíduos dentro do forno a tecnologia evita o consumo de combustíveis oriundos de fontes naturais não renováveis, utilizando a energia gerada na combustão dos resíduos.

O Coprocessamento contribui diretamente para o Meio Ambiente, pois é dado uma destinação final, sem geração de novos resíduos e diminui a exploração de recursos naturais não renováveis (coque, gás, calcário, argila, entre outros).

Interessado em destinar resíduos, clique aqui.

Vantagens do coprocessamento:

  • Redução dos impactos ambientais, como redução da emissão de CO2;
  • Sustentabilidade ao reduzir o consumo de combustíveis naturais não renováveis;
  • Não produz cinzas, uma vez que ela é incorporada a estrutura cristalina do clínquer;
  • Destinação definitiva de resíduos;
  • Redução do envio de resíduos para aterros;
  • Contribuição à saúde pública, por exemplo, na eliminação de focos de dengue (pneus);

A Brennand Cimentos possui instalações (CNC em Sete Lagoas/MG e CCP em Pitimbu/PB), para coprocessamento, entre as mais modernas do país, com capacidade instalada de coprocessar anualmente mais de 200.000 t de resíduos (classe I e II), seguindo todas as legislações vigentes, com medidas rigorosas de controle e monitoramento ambiental, garantido através do respeito ao meio ambiente, saúde e segurança para seus funcionários e para a comunidade do entorno das suas instalações.

A Brennand Cimentos produz cimento de qualidade superior, buscando atender as necessidades dos seus clientes, sempre de maneira sustentável com respeito e compromisso com todas as partes interessadas.

 

Na Cimento Nacional a Saúde e Segurança do Trabalho (SST)

tem importância fundamental para sustentabilidade do negócio e a manutenção de medidas para prevenção de acidentes e minimização de riscos, mostrando a preocupação com a vida e impactando diretamente no bem-estar dos colaboradores e no desempenho da empresa.

As áreas de cada uma das unidades são acompanhadas por seus respectivos comitês e desenvolvem ações, direcionadas a colaboradores diretos e indiretos, que incluem padronização, inspeções regulares de segurança, sistemática de análise de acidentes, investimento contínuo em equipamentos e treinamentos.

A Cimento Nacional atua continuamente na implantação de novos padrões e diretrizes com foco em segurança do trabalho e saúde ocupacional. Um exemplo é o projeto “Governança em SST” que busca continuamente a redução do número de acidentes para zero e a implementação da cultura de SST

E para o acompanhamento e monitoramento das diretrizes e metas, a Cimento Nacional adota os indicadores de SST com ênfase nos preventivos, tais como: Desvios Comportamentais, Abordagens de Segurança (Liderança), Inspeções e outros; assim como mantém a atenção no acompanhamento dos indicadores reativos, tais como: acidentalidade e advertências.

Como base nas diretrizes da “Governança em SST” buscamos manter o foco e a atenção nos seguintes aspectos:

Liderança visível;

Dono de área;

Mudança comportamental (Abordagens de Segurança, Desvio Zero! SafeStart ® e treinamentos);

Identificação e tratativa dos Desvios (base da Pirâmide);

Gestão de SST das empresas contratadas (Prestadores de Serviços).

Na Cimento Nacional, a “Cultura de SST” e a redução da acidentalidade demandam uma disciplina operacional intensa e rigorosa, por isso tem acompanhamento contínuo com foco nas questões comportamentais.